A marca Bridgestone foi fundada em 1931 no Japão por Shōjirō Ishibashi. O seu nome, proveniente da tradução literal de «Ishibashi» («ponte de pedra»), reflete a ambição de criar pneus capazes de acompanhar as rápidas transformações do setor automóvel. Desde o início, a empresa produz pneus integrando tecnologias japonesas, de forma a distinguir-se dos fabricantes europeus e norte-americanos.
- Desde a década de 1950, a Bridgestone moderniza as suas instalações e torna-se a primeira empresa a comercializar pneus com raios. O volume de negócios aumenta significativamente, colocando a marca no topo da indústria de pneus no Japão.
- Na década de 1970, a empresa investe fortemente em investigação no domínio dos pneus radiais, lançando nomeadamente o Super Filler Radial (1978) e o Potenza (1979), um pneu focado na alta performance automóvel.
- No decurso da sua expansão internacional, a Bridgestone adquire fábricas na Austrália, investe num fabricante em Taiwan e estabelece-se na Indonésia, no Irão e em muitos outros países. Em 1988, o Grupo compra a Firestone, reforçando assim a sua presença mundial.
- Com a inauguração de fábricas e centros de I&D em vários países, a Bridgestone alarga a sua gama de pneus para automóveis de turismo, veículos pesados e comerciais. O primeiro pneu com carcassa radial da Bridgestone surge em 1967, contribuindo para melhorar a durabilidade e o conforto de condução.
- Em 2016, a marca lança o pneu DriveGuard, concebido para circular mesmo em caso de perda de pressão. A sua tecnologia «Cooling Fin» permite manter o controlo do veículo em caso de furo, até 80 km de distância a 80 km/h.
- Atualmente, a empresa está entre os maiores fabricantes de pneus, com um volume de negócios que a coloca na segunda posição a nível mundial. Na Europa, a sede está instalada na Bélgica desde 1972, complementada por várias fábricas e um centro de investigação de 32 hectares perto de Roma.
Para além da comercialização dos seus pneus, a Bridgestone prossegue a sua estratégia de desenvolvimento através de aquisições direcionadas, apoiando-se na sua filosofia: fornecer produtos de qualidade superior para apoiar a mobilidade automóvel em todo o mundo. Graças à sua herança tecnológica e ao seu dinamismo industrial, a marca tornou-se assim um dos líderes do mercado de pneus, contribuindo para a segurança e o desempenho dos veículos em diversas regiões.