Originária de Nokia, na Finlândia, a Nokian é uma marca de pneus reconhecida mundialmente. É particularmente célebre pelos seus pneus de inverno, sendo o único fabricante de pneus do mundo a possuir o seu próprio centro de testes permanente para pneus de inverno. A marca Hakkapeliitta da Nokian é reconhecida na Finlândia como uma marca registada.
A Nokian concentra-se no mercado de pneus de substituição para automóveis e veículos de consumo, bem como no mercado de pneus de neve de gama alta. Não fornecem pneus aos fabricantes de automóveis para a produção de novos veículos. Os preços mais elevados encontrados constantemente nesses mercados resultam numa rentabilidade superior em comparação com o restante da indústria de pneus. A Nokian também produz materiais de recauchutagem e monitores de pressão de pneus.
A empresa iniciou a sua história com uma fábrica de pasta de madeira em 1865. A produção de pneus para automóveis começou em 1932 pela Suomen Gummitehdas Oy. Uma fusão de três empresas formou a Nokia Corporation em 1967. A Nokian Tyres Limited foi criada em 1988 como uma joint-venture separada do conglomerado quando a Nokia Corporation começou a concentrar-se inteiramente no setor das comunicações móveis.
A missão da Nokian Tyres é tornar o mundo mais seguro através da reinvenção constante dos pneus e da sua fabricação. Inspirada pela sua herança nórdica, a marca desenvolve e fabrica pneus de gama alta para automóveis de turismo, camiões e máquinas pesadas, com a sustentabilidade no centro de todas as suas operações.
Sendo o fabricante de pneus mais setentrional do mundo, a Nokian produz pneus seguros e duradouros, concebidos para funcionar em todas as condições. Os seus mercados principais são os países nórdicos, onde é líder de mercado no segmento de pneus de gama alta, bem como a América do Norte e a Europa Central.
Em 1934, a Nokian inventou o primeiro pneu de inverno do mundo. Desde então, a marca nunca deixou de reinventar a segurança. Todos os dias, mostra-se pronta para repensar, voltar a experimentar e desafiar-se a fazer mais e a desenvolver o que inventou, ultrapassando constantemente os limites em tudo o que faz.