O "BluEarth-GT AE51" integra o desenho de base e a tecnologia dos materiais utilizados na marca mundial de pneus BluEarth da YOKOHAMA, "amigo do ambiente, do homem e da sociedade". A condução superior, o conforto e os desempenhos ambientais destes pneus fazem deles, pneus excecionais de Gran Turismo. A Yokohama Rubber desenvolve ativamente pneus utilizando a sua tecnologia de ponta "BluEarth", e uma grande parte dos seus pneus são já montados em fábrica numa grande variedade de modelos novos de veículos, nomeadamente os últimos modelos de berlinas, de SUV, de veículos de desporto e de veículos compactos.
A Yokohama Rubber Company irá fornecer os seus pneus "BluEarth-GT AE51" como equipamento de origem (EO) para o novo MAZDA3 da Mazda Motor Corporation. O novo MAZDA3 está equipado de fábrica com pneus 205/60R16 medida 92V. Os pneus BluEarth-GT AE51 são montados nos veículos MAZDA3 vendidos em todos os mercados com exceção da América do Norte.
Um padrão de "torção", que evoca as lâminas das famosas espadas do Japão, foi moldado para garantir mais rigidez das nervuras.
As lamelas biseladas aumentam a uniformidade da pressão de contato com o solo com a face da banda de rodagem, e contribuem para aumentar o volume total das bordas.
Uma tecnologia única de design de padrão que contribui para a redução de ruídos.
Cinco tipos de blocos de posicionamento com diferentes comprimentos são alinhados para reduzir os ruídos.
O BluEarth-GT AE51 proporciona o mesmo nível de silêncio que o pneu tradicional BluEarth-A da Yokohama, enquanto aumenta a rigidez geral.
A rigidez do ombro interno foi calibrada com finas ranhuras numa direção periférica, para uma condução mais suave e maior conforto.
Uma ranhura cega foi adotada para a nervura do ombro externo, aumentando a rigidez.
O padrão possui três largas nervuras dispostas no centro.
As nervuras contínuas ao redor do pneu aumentam a estabilidade periférica, o que implica em uma melhor estabilidade em linha reta a alta velocidade.
As ranhuras de tipo elétrico aumentam o volume total das bordas, mantendo a rigidez do bloco da banda de rodagem.
Isso melhora ainda mais o desempenho de aderência, expandindo a parte da borda que desloca a água localizada abaixo do bloco de rodagem.
O design único "Dimple Shoulder" na parte lateral e no ombro contribui para dissipar o excesso de calor, que por sua vez melhora a economia de combustível.